Parceria entre SDA e Petrobrás beneficia agricultura familiar

15 de fevereiro de 2011 - 17:51

Programa Terra Pronta conta com investimento de R$ 310 mil, beneficiando cerca de dois mil agricultores

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), assinou, nesta terça-feira (15), convênio do Programa Terra Pronta com a Petrobrás para os municípios de Aracati, Icapuí e Paracuru. Assinaram o documento o titular da SDA, Nelson Martins, o representante da Petrobrás, José Wellington Paiva, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, chefes do executivo dos municípios conveniados e um representante dos agricultores.

O Terra Pronta disponibiliza aos agricultores familiares infraestrutura básica para plantio, com preparação motomecanizada do solo, distribuição gratuita de sementes e assistência técnica. A Petrobrás liberou R$ 30 mil para compra de óleo diesel e R$ 25 mil para divulgação do projeto. Segundo José Wellington, a iniciativa estimula o desenvolvimento da agricultura familiar e a permanência do agricultor no campo. “O Terra Pronta está integrado as ações de desenvolvimento e cidadania da Petrobrás, é um programa de responsabilidade social da companhia”, ressaltou.

Em sua terceira edição, o Projeto Terra Pronta investirá R$ 310 mil, contemplando beneficiários em 2 mil hectares de terra. A SDA participa da iniciativa com investimento de R$ 110 mil, através da distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar e Assistência Técnica feita pela Ematerce.“Essa parceria é importante porque divide os custos e potencializa a agricultura familiar. A nossa proposta é ampliar essa parceria nos próximos anos”, afirmou Nelson Martins.

As prefeituras parceiras investirão R$ 140 mil na contratação de horas de trator para preparo da terra. Esse é um convênio ‘a quatro mãos’, onde entra a Petrobrás, as prefeituras, a SDA e a Ematerce, que tem papel fundamental na assistência técnica efetiva e continuada a esses agricultores. Assim, eles terão acesso as inovações tecnológicas”, enfatizou José Maria.

O gerenciamento do programa é feito pela SDA e Ematerce. Os municípios contemplados com o Terra Pronta formaram um Comitê Gestor que é composto por representantes da SDA, Ematerce e membros de entidades da sociedade civil. Tal comitê é responsável pela a indicação dos beneficiários e acompanhamento da execução das ações do programa.

Assessoria de Imprensa SDA- Cicero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 31018105