Inaugurada primeira Casa do Mel de Quiterianópolis

22 de fevereiro de 2011 - 14:06

O equipamento contou com investimento superior a R$ 55 mil e beneficia 20 apicultores

No último domingo (20), foi inaugurada a primeira Casa do Mel de Quiterianópolis na comunidade de Gavião. O evento contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, do vereador daquele município, Antônio Neto Lacerda, de representações do Sindicato Rural, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), da Associação Comunitária de Gavião e apicultores.

A Casa do Mel de Gavião foi idealizada pelo grupo Quilombolas de Quiterianópolis e o projeto foi assumido pela associação da comunidade. A obra foi financiada pela SDA e contou com investimento total superior a R$ 55 mil, beneficiando diretamente 20 apicultores, que agora tem estrutura básica adequada para fazer a colheita da produção apícola.

Antônio Amorim ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da apicultura naquela região e do apoio governamental àqueles que querem produzir. “Precisamos enxergar quem está produzindo, quem está fazendo acontecer. Essas pessoas precisam de incentivo”, pontuou.

A região de Gavião se destaca na produção apícola por está localizada ao pé da serra que divide o Ceará com o Piauí. O local tem grande potencial de floração e se destaca pela produção do mel da flor de aroeira.

O apicultor Francisco de Assis já fez duas colheitas de mel esse ano e afirma que é possível chegar a um total de cinco colheitas. Em 33 colmeias, foi produzido 590 quilos de mel. “Vou aumentar minha produção, pois a Casa do Mel facilita a colheita e estocagem”, comemorou.

Mais informações: O investimento acima citado corresponde a gastos com a construção do prédio, compra dos equipamentos de uso coletivo (centrífugas, decantadores, mesa colhedora, peneiras), e equipamentos de uso pessoal (indumentária do apicultor, fumegador, carro de mão e nove colmeias para cada).

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105