PAA traz melhoria alimentar e nutricional ao cearense

2 de março de 2011 - 12:58

Programa de Aquisição de Alimentos atende mais de 390 entidades e beneficia mais de 47 mil famílias

Mais de 1500 fornecedores cadastrados, 396 entidades assistidas, 47.181 famílias beneficiadas. Esses são os resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atende 39 municípios e, desde sua criação em 2009, comprou e distribuiu 272 toneladas de alimentos. O PAA é fruto de parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo do programa é fortalecer a agricultura familiar e garantir melhoria alimentar e nutricional para o cearense.
Nos municípios, o programa tem parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), e com as secretarias de agricultura, educação e assistência social. O PAA é acompanhado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e pelo o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O programa atende nas áreas de atuação dos Territórios de Cidadania Inhamuns/Crateús, Vale do Curu e Aracatiaçu, Sertão Central, Consad e Cariri.
Participam do PAA fornecedores, que são agricultores familiares cadastrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) ,e beneficiários, pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que participam de ações promovidas por entidades socioassistenciais (hospital, cadeia pública, casa do idoso, restaurante popular).
A técnica do PAA, Elioneide Alves, destacou a importância do programa e o classificou como “regulador de preços” no mercado. “O objetivo maior do PAA é o fortalecimento da agricultura familiar, comprando alimentação regionalizada, de qualidade, por um preço justo”, pontuou. Cada município participante tem uma central de distribuição cedida pela prefeitura e a SDA entregou um computador com impressora, 15 caixas para frutas e duas caixas de isopor. Ao implantar o programa em cada município, os órgãos participantes realizam reuniões de sensibilização com os fornecedores e beneficiários.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero LAcerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105