SDA capacita estagiários para o desenvolvimento sustentável

14 de março de 2011 - 17:52

52 jovens conhecerão a estrutura organizacional, a missão e as ações dos órgãos do Sistema de Agricultura

Teve inicio na manhã dessa segunda-feira (14) uma capacitação para estagiários do Programa Primeiro Passo que trabalham na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e vinculadas (Ematerce, Idace e Adagri). Com o tema “Nossas escolhas fazem a diferença”, o curso beneficia 52 jovens que conhecerão a estrutura organizacional, a missão e as ações dos órgãos do Sistema Estadual de Agricultura (SEA).

Segundo o Coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, Cristiano Goes, o curso objetiva capacitar os estagiários para o exercício da cidadania, da ética e a prática do bom atendimento ao público. Os cursandos estudarão as ações da SDA, seus impactos no desenvolvimento sustentável e conhecerão práticas agrícolas que visam a convivência com o semiárido, promovendo a sustentabilidade. Além disso, eles receberão noções sobre o uso correto de máquinas de reprografia (reprodução) e encadernação. “Todos essas informações serão transmitidas com foco principal na produção e consumo sustentáveis”, ressaltou Cristiano Goes.

O aprendiz Messias Rodrigues se mostrou cheio de expectativas sobre a capacitação. “É muito bom saber o que cada órgão desempenha no Estado”, destacou. Já a estagiária Daniela Da Silva falou da importância do curso e o classificou como “interessante” para conhecer melhor todos os setores da instituição. Após a aula inaugural, os estagiários visitaram todos órgãos da SDA, começando pelo gabinete do secretário Nelson Martins, que os recepcionou agradecendo pelo trabalho prestado ao grupo.

Mediada por servidores da SDA, da Ematerce e por uma representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a formação tem duração de 20 horas. O encerramento está previsto para 29 de março, no Cetrex, com palestra sobre Mercado de Trabalho ministrada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Diassis Diniz.

Mais informações – O SEA é composto pela SDA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Agência de Defesa Agropecuária do estado do Ceará (Adagri), Instituto Agropolos e Companhia de Abastecimento do Ceará (Ceasa).

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) (85)3101.8105