Projeto São José beneficiará mais de 5900 famílias da região de Sobral

18 de março de 2011 - 16:21

O Governo Estadual entregará 88 projetos de abastecimento d’água e mecanização agrícola

O Governador do Estado, Cid Gomes, e o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, entregarão neste domingo (20), em Sobral, às 09h, 51 subprojetos de Mecanização Agrícola (tratores) e 37 Subprojetos de Abastecimento de Água para associações da região. Serão mais de 5.906 famílias beneficiadas, totalizando R$ 9.7 milhões em investimentos.

Dentro do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Projeto São José trabalha no fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Além disso, atua no financiamento de projetos com foco nas Cadeias Produtivas Prioritárias e Emergentes; principalmente a piscicultura, a ovinocaprinocultura e a apicultura.

O Projeto São José está presente em 177 dos 184 municípios do Ceará, com prioridade para os 40 de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDS). Os investimentos são realizados a partir de demandas da própria comunidades que elege suas prioridades, participando da elaboração do subprojeto técnico. De 2007 a 2010, o São José realizou 1362 projetos entre abastecimento d’água, eletrificação, mecanização agrícola, ações produtivas e sociais, beneficiando mais de 27 mil famílias e investindo cerca de R$ 100 milhões.

Os recursos são adquiridos com a participação de 90% do governo do Estado, dos quais 15% do Tesouro do Estado e 75% de empréstimos contraídos junto ao Banco Mundial. A comunidade participa com 10% do custo do subprojeto, geralmente com mão de obra e materiais. O São José atua na inclusão social, apoiando os grupos comunitários através de suas próprias associações representativas, gerando emprego e renda.

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105