SDA lança edital para construção de 22 mil cisternas de placas

23 de março de 2011 - 13:42

Em abril, ONGs e entidades sem fins lucrativos participarão da seleção para construção das cisternas

Com o objetivo de universalizar o abastecimento d’água para as comunidades agrícolas do Ceará, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) lançará edital da construção de mais 22.500 cisternas de placas. Segundo o secretário da SDA, Nelson Martins, está previsto a implantação de mais 145 mil cisternas, até 2014.

No próximo mês, a secretaria lançará edital para selecionar entidades sem fins lucrativos e Organizações não Governamentais (ONGs) que construirão as cisternas. Segundo a coordenadora do programa, Mércia Sales, as entidades devem preencher certos requisitos, como já ter construído cisternas, apresentar capacidade técnica e projetos de capacitação de recursos hídricos.

As cisternas de placas servem para armazenar água para consumo dos agricultores. O programa, conveniado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visa universalizar o abastecimento d’água no Estado. Para Mércia, a previsão inicial é que 150 municípios, do semi árido e com abastecimento feito por carro pipa, participem do programa. “No ano passado, já foram liberadas 26.500 cisternas que estão em construção”, cita.

De acordo com o secretário da SDA, o Governo do Estado com o MDS finalizou 15.950 cisternas na primeira fase do programa, 26.500 na segunda fase e agora mais 22.500 para a terceira fase. “Precisamos de mais 145 mil cisternas para universalizar o abastecimento”, afirma.

Em abril, a SDA também lançará o edital para a construção de 1.500 cisternas de produção. Os critérios para a participação das ONGs e entidades, será o mesmo das cisternas de placas. Seis territórios rurais dos Sertões dos Inhamuns, Crateús, Sobral, Vales do Curu, Aracatiaçu, Sertões de Canindé, Sertão Central e Cariri receberão as cisternas com capacidade de armazenar 52 mil litros da água, auxiliando no desenvolvimento dos quintais produtivos.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105