Agricultores realizam curso de capacitação do Projeto São José

11 de abril de 2011 - 16:24

Além do curso, as comunidades receberam certificados dos subprojetos de abastecimento d’água e mecanização agrícola

11/04/2011

“Era um sonho da comunidade há mais de 20 anos” disse Manoel Freitas, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Cajuais, que recebeu recurso do Projeto São José para a construção de poço profundo na comunidade. Nesta segunda (11), os agricultores participaram de curso de capacitação de agricultores e receberam certificados dos subprojetos entre abastecimento d’água e mecanização agrícola.

No curso de capacitação, o agricultor recebe instruções para a prestação de contas do recurso recebido, além de entender o processo de liberação de cada subprojeto. Segundo Rosane Taveira, articuladora do Projeto São José, o recurso para a construção das obras de abastecimento d’água vão direto para a comunidade, que junto com a secretaria e parceiros, acompanha a implantação.

Nas ações de mecanização agrícola, a comunidade recebe o trator e a orientação de operacionalização do equipamento é feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou outros parceiros.

Segundo Manoel, presidente de associação, será formada uma comissão da comunidade para acompanhar a licitação da empresa que fará a obra de abastecimento d’água. Serão beneficiados 160 famílias com a construção do poço profundo. Para ele, os representantes terão a responsabilidade de fiscalizar e de prestar contas. “Você fica informado e para cuidar de uma coisa do povo, da comunidade”, ressaltou.

Nesta segunda, foram entregues 12 certificados para as associações que não estiveram presentes na solenidade de entrega das ações do Projeto São José. Nos dias 18 e 20 e março, mais de 13.900 famílias da região do Cariri e Sobral foram beneficiadas.

O governador, Cid Gomes, e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, entregaram 105 tratores e 86 projetos de abastecimento d’água, liberando mais de R$ 21,5 milhões em projetos e ações de infraestrutura e mecanização agrícola.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105