BIRD avalia Projeto São José III nesta semana

10 de maio de 2011 - 13:10

Após as etapas de avaliação, negociação e declaração de efetividade, o Governo do Estado e o Banco finalizarão o contrato.

Missão do Banco Mundial (BIRD) visita nesta semana, dos dias 09 a 13, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para dar continuidade a avaliação do Projeto São José III. Seguindo o cronograma, está previsto para outubro o fim das negociações para a contratação do projeto.

Durante a semana, os representantes do BIRD se reunirão com os técnicos da secretaria para a discussão do plano de gestão ambiental e social, aproveitamento de recursos hídricos, avaliação de impacto, viabilidade de projetos produtivos e concepção geral do projeto.

Segundo a chefe da missão do BIRD, Fátima Amazonas, a visita segue a preparação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) iniciada em janeiro, com a missão de identificação. “ Agora devemos avançar com a construção do documento do projeto, para até o final do ano, ele estar autorizado e aprovado pela diretoria do Banco” explica.

Na sexta-feira (13), ocorrerá o encerramento da visita com apresentação do relatório e os encaminhamentos necessários para a elaboração do manual de operação do São José III. Com isso, “ a liberação do dinheiro deve começar a partir de janeiro do próximo ano”, afirma Josias Farias, coordenador dos Programas e Projetos Especiais da SDA.

De acordo com Josias, o Ceará deu continuidade ao São José com recursos do Governo Estadual , mesmo sem ter contratado o novo empréstimo. “É uma exceção entre os Estados com financiamentos do BIRD”, frisa.

A SDA também recebe, nesta semana, uma missão do México com o objetivo de conhecer o Projeto São José e visitar comunidades que receberam ações de abastecimento d’água. Na quinta (12), os representantes do México farão um voo panorâmico sobre grandes obras de abastecimento como o Eixão das Águas, o Canal do Trabalhador e o Açude Castanhão.