Assinada Ordem de Serviço para reforma da SDA

18 de maio de 2011 - 12:54

Durante solenidade, foram entregues Casa Digital, tanques de resfriamento e caminhões de feira de peixe

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, assinou na manhã desta quarta feira, ordens de serviço no valor de seis milhões de reais. As obras incluem reforma e modernização das instalações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e do Parque de Exposição Governador César Cals.

Durante a solenidade, o Secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins, explicou que as reformas vão melhorar o serviço dos funcionários e o atendimento aos agricultores que procurem a secretaria. Sobre o parque de exposição, o secretário expressou o desejo de usar o parque de forma permanente com a abertura de um restaurante: “não tem sentindo um espaço como esse, em um lugar agradável, abrir apenas nas exposições, três vezes por ano.”

Além das assinaturas da obras, foram entregues outros projetos da secretaria. Agricultores familiares da região metropolitana receberam cinco tanques de resfriamento de leite, no valor total de R$ 98 mil, beneficiando mais de 100 famílias. Os equipamentos armazenam por até 48 horas, o leite retirado pelos produtores. Depois, o leite é pasteurizado e distribuído para a população de baixa renda do município. Em todo o estado já existem 148 tanques.

O Ministério da Pesca e Agricultura entregou três caminhões de feira de peixe. O veículo tem uma estrutura completa para comercialização de pescado, com balcão frigorífico e balança digital. A câmara frigorífica pode transportar cerca de 3,5 toneladas de pescado congelado e fresco. Fortaleza, Sobral e Caucaia foram os municípios beneficiados. Juazeiro do Norte também irá receber um caminhão. O caminhão feira e os equipamentos custaram cerca de R$ 237 mil e o ponto comercial R$ 20 mil.

No final do evento, o Secretário Nelson Martins, acompanhado de outras autoridades, representantes dos municípios e de vinculadas, inaugurou a Casa de Acompanhamento dos Projetos do Campo: Casa Digital e Arca das Letras. No local, 20 computadores estão disponíveis para a população e a realização de cursos. A casa funciona dentro do parque de exposição.

Durante a inauguração, Nelson Martins disse que atualmente existem 25 casas digitais no Ceará. Cinco estão sendo implementadas e existe recurso disponível para outras 247: “são investimentos que fazem parte do programa nacional de combate à extrema pobreza. Um projeto do Governo Federal, através da Presidente Dilma Rousseff e que vai beneficiar o Ceará”, disse o secretário

Com recursos dos governos Federal e Estadual, foram investidos mais de R$ 3,6 milhões (de 2007 a 2010) em bibliotecas para o campo e mais de R$ 1,5 milhões (de 2009 a 2010) nas casas de inclusão digital.

Assessoria de Comunicação – Amanda Sobreira (85) 3101.8105