Parque de exposição de Sobral homenageia pecuarista do município

28 de junho de 2011 - 09:16

João Passos Dias nasceu em Sobral e durante toda a sua vida atuou na pecuária e no comércio da região Norte.

28/06/2011

O novo parque de exposição de Sobral foi inaugurado no último domingo (26) com o nome de um conhecido pecuarista do Município. João Passos Dias nasceu em Sobral e durante toda a sua vida atuou na pecuária e no comércio da região Norte.
O pecuarista foi responsável ainda pela organização de dezenas de feiras e exposições no Ceará, além de ter exercido cargo de secretário de Obras e Transportes e de vereador em Sobral.

O novo nome do parque foi iniciativa do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robero Cláudio, autor do projeto de lei 96/11 aprovado em maio deste ano.  O parque de exposição João Passos Dias tem mais de 17 mil metros quadrados. Até o dia 3 de julho, o parque é palco da  49ª Exposição Agroindustrial da Zona Norte (Exponorte)  a exposição terá um vasta programação com diversas atrações, realização de leilões, vaquejadas e mini cursos.

Programação

Nesta segunda feira (27), duas palestras e duas mesas redondas movimentaram agricultores e comerciantes. Pela manhã uma das palestras foi sobre a influência da inseminação artificial na produção leite. “A inseminação artificial acelera o melhoramento genético dos animais e consequentemente aumenta a produção do leite”, explica José Amorim Sobreira Neto, supervisor do núcleo de bovinocultura da SDA. A outra palestra ministrada pela Embrapa foi sobre a sistema de produção de carne ovina.

Já no período da tarde, a SDA em parceria com a secretaria de agricultura e pecuária de Sobral, Adagri, Sebrae, agropólos e associação dos criadores do município, realizou mesa redonda para debater sobre o fortalecimento da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira com foco na agricultura familiar.

O instituto Agropóplos também proferiu palestra sobre a produção de orgânicos na agricultura familiar.  Na terça feira (28) a programação começa cedo. Ás oito horas será proferida palestra sobre a produção de sementes crioulas e implantação das casas de sementes.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no www.sobral.ce.gov.br

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira