Projetos para a agricultura familiar são ampliados

30 de junho de 2011 - 09:03

Discutiu-se implantação do PAA, Leite Fome Zero e abertura de escritórios da Ematerce

30/06/2011

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, se reuniu na manhã dessa quarta-feira (29) com prefeitos, secretários municipais de agricultura e entidades parceiras. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e discutiu a implantação dos programas Aquisição de Alimentos (PAA) e Leite Fome Zero nos municípios, construção de cisternas e abertura de novos escritórios da Ematerce.

O secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, as coordenadorias de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet) e a coordenação do Programa Cisterna de Placas participaram da reunião.

Nelson Martins e a equipe da SDA apresentaram os programas e mencionaram a ampliação que cada um terá. O PAA passará de 40 para 99 municípios atendidos. O programa está presente nos municípios dos Territórios de Cidadania e do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) de Baturité. O investimento atual é cerca de R$ 4 milhões e aumentará para mais de R$ 11 milhões por ano. Nelson Martins ressaltou a importância do empenho dos gestores municipais para a ampliação dos programas.“Vamos precisar muito da contribuição dos prefeitos e prefeitas e dos secretário de agricultura”, frisou.

O programa Leite Fome Zero aumentará sua cota diária de 58 mil litros para 100 mil litros, sendo 95 mil litros de leite bovinos e cinco mil de caprinos. De acordo com Nelson, atualmente há 148 tanques de resfriamento de leite e serão construídos novos tanques, atingido um total superior a 200 desses equipamentos.

Os municípios onde ainda não há o Programa Cisternas de Placas serão contemplados em novas etapas do projeto. Recente (ver mês), a SDA fez seleção pública de entidades para construção de 22,500 cisternas. O secretário pediu as instituições vencedoras que iniciem as obras o mais breve possível.

Nelson Martins discutiu também sobre abertura de 63 novos escritórios da Ematerce pelo Pacto Federativo, em parceria com os municípios, e sobre edital de seleção de 263 técnicos em agropecuária de nível médio. O edital foi lançado pela SDA/Ematerce e está disponível no site:http://www.ematerce.ce.gov.br/http://www.ematerce.ce.gov.br/.

O prefeito de Mulungu, José Mansueto, avaliou o encontro como “muito proveitoso” para as prefeituras que querem acessar os programas e projetos da SDA e elogiou a secretaria pela iniciativa.“Estamos vendo a boa vontade do secretário Nelson Martins e de toda sua equipe em levar os projetos para os municípios”, comentou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105