Estado do Ceará receberá novas mandallas

1 de julho de 2011 - 13:19

Serão mais 60 mandallas implantadas em 18 municípios

Mais uma boa notícia para os agricultores familiares do Ceará. Está previsto até o final do ano, a implantação de mais 60 mandallas em 18 municípios do estado. Elas são sistemas de produção de insumos em harmonia com o meio ambiente. Atualmente, existem 230 mandallas, beneficiando em média 690 famílias e distribuídas em 68 municípios.

A mandalla gera renda e ocupação de mão de obra, além de reduzir o desmatamento, as queimadas, a degradação do solo e o assoreamento dos rios. É um sistema de nove círculos concêntricos, formados ao redor de uma fonte d´ água e divididos em 6 deltas (fatias). O agricultor pode plantar 52 tipos de culturas, entre verduras, frutas, grãos e hortaliças. Também utilizar para a criação de peixes, aves e gado.

Segundo Ximenes Farias, supervisor do projeto na Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), o maior benefício para o agricultor é o ganho da receita de maneira contínua. “É uma forma de produção harmônica que garante renda o ano inteiro”, afirma.

O projeto atende em média três famílias por mandalla. Para a instalação das novas, foram priorizados os municípios que ainda não tem o projeto e passaram pelos critérios técnicos. São investidos R$ 4 mil somente na instalação de cada sistema de produção.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105