Maior exposição do Ceará é aberta oficialmente

11 de julho de 2011 - 12:25

Cerca de 600 mil pessoas devem visitar a Expocrato

Com um forte sopro no berrante, foi aberta oficialmente a 60º edição da Expocrato. Entre os dias 10 a 17 de julho, cerca de 600 mil pessoas devem visitar uma das maiores exposições de agronegócio do Nordeste no Parque de Exposições Felício Cavalcanti.

São 300 expositores e barraqueiros, mais de seis mil animais bovinos, caprinos, ovinos e equineos, além de oito mil aves em exposição. A Expocrato reúne agricultores familiares, artesãos, pecuaristas, expositores, empresários, instituições financeiras, órgãos públicos e privados, gerando emprego e renda. Só em 2010, foram mais de 54 milhões em negócios.

Em discurso durante a abertura, o Governador do Estado do Ceará em exercício, Domingos Filho, enfatizou que o Crato tem uma posição estratégica, rica e multifaceta que faz do evento num grande sucesso. “A Expocrato reúne o Nordeste como um todo e representa todo o Ceará”, disse.  Domingos Filho também citou a inauguração de obras do Governo Estadual que vão beneficiar o Crato e seus moradores, como o Centro de Convenções, o Geoparque Araripe e futuramente uma escola profissionalizante.

Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a Expocrato é feita de forma democrática, transparente e participativa. “A importância da exposição é a movimentação econômica para o Nordeste e o Ceará, gerando lucro e emprego em várias áreas”. Segundo Nelson Martins, em oito dias, quatro mil empregos são gerados no município e na região. “É preciso fortalecer cada vez mais a Expocrato”, afirmou.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores do Crato (ACC), Francisco Leitão, o trabalho de organizar o evento iniciou em setembro do ano passado. A Expocrato terá 11 exposições pontuadas ranqueadas, nordestinas, panamericanas e internacionais.  “ De todas as edições, teremos a maior em padrão genético e racial de animais em exposições pontuada”, frisou o presidente.

Na exposição ainda tem concursos leiteiros, leilões transmitidos pelo canal do boi, feira de plantas ornamentais, seminários, oficinas e palestras. Além disso, apresentações culturais pela fundação Mestre Eloi e dez shows com bandas de todo o Brasil. A programação completa está disponível no site www.expocrato.com.br .