Expocrato gera emprego e melhora renda

12 de julho de 2011 - 12:23

São gerados mais de 4 mil empregos para a região e o município

Qualquer pessoa que visita a Expocrato pode beber um refrescante caldo de cana e comer uma tapioca bem quentinha, tudo feita na hora. Durante a exposição, o Engenho Cratinho de Açúcar e a Casa de Farinha da Associação Comunitária Padre Frederico geram emprego e renda para comunidades da Região do Cariri e também propagam a cultura local.

Na casa de engenho, a cana é prensada e do suco se faz o mel, a rapadura, a garapa, o caldo de cana e o alfininho. No local trabalham, em regime de revesamento, 30 pessoas da Associação do Coité. Uma delas é Marinalva Ferreira. A vendedora de lanches mora na Comunidade do Sítio , próximo a Barbalha e há quatro anos trabalha no engenho durante a Expocrato. Em meio a doçura da cana de açúcar, a autônoma aumenta a renda e melhora de vida. ” Fico feliz de trabalhar aqui e ganhar um dinheirinho extra”, disse.

Também contando com o aumento da renda, trabalham as 35 pessoas da Casa de Farinha. Com a fabricação de farinha de mandioca,goma, tapioca e beiju, a Associação Comunitária Padre Frederico da Vila Molhada chega a lucrar 60 mil reais durante a Expocrato. Segundo José Dedorizio, presidente da associação,  todos os produtos são 100% naturais, sem o uso de agrotóxico.
Quem pensa que fazer aquele beiju gostoso é fácil, está enganado. José explica que a mandioca chega raspada da vila, depois é lavada e triturada. Uma parte, que será feita o beiju, passa na peneira para retirar o caldo e em seguida a massa que sobra é prensada. Depois esta volta a ser triturada, para ao final acrescentar os ingredientes, como amendoim ou gergelim.Só então, a massa é assada e sai quentinha, pronta para comer.

Para fazer a goma, é preciso deixar descansar por 10 horas o caldo da mandioca triturada e depois retirar a goma branquinha, que acumulou no fundo. Esta é peneirada novamente, antes de ficar pronta para o consumo. ” Todo esse processo garante o produto de alta qualidade”, afirmou o presidente.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105