SDA entrega carta de crédito para 70 agricultores na Expocrato

15 de julho de 2011 - 19:57

Investimento totaliza R$126 mil e beneficia agricultores familiares de 28 municípios caririenses

Na manhã de hoje (15), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) entregaram cartas de crédito do Agroamigo, o Programa de Micro crédito do Banco do Nordeste. A entrega foi feita no estande institucional da Ematerce na Expocrato e contemplou 70 agricultores da região do Cariri.

O secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, participou do evento e ressaltou a importância do apoio àqueles que querem empreender. Para Amorim, é importante valorizar quem deseja crescer e produzir cada vez mais. “O crédito (Agroamigo) é para o agricultor aumentar sua renda e buscar melhoria da qualidade de vida”, pontuou.

Amorim frisou que a oferta de crédito pelos bancos e Estado, aliada a assistência técnica, irão proporcionar avanços expressivos na produção agrícola. Ele lembrou que o Governador Cid já autorizou a contratação de mais 263 Agentes Rurais para melhor acompanhamento dos agricultores.

Os 70 agricultores contemplados com crédito rural na Expocrato tiveram seus projetos elaborados pelos técnicos do Agroamigo e são orientados pelos Agentes Rurais da Ematerce. De acordo com o Gerente Regional da Ematerce, Adonias Sobreira, investimento totaliza R$126 mil e beneficia agricultores familiares de 28 municípios caririenses.

Segundo Adonias, o recurso financiará compra de matrizes (bovinos, ovinos e caprinos), reprodutores, máquinas (principalmente forrageiras) e equipamentos de irrigação. “Esperamos que o recurso seja bem aplicado e melhore a vida desses produtores”, acreditou.

Desde terça-feira (12) o estande da Ematerce proporcionou oficinas para 90 produtores interessados em receber orientações sobre tratamento de sementes de milho e informações sobre os riscos do uso indiscriminado de defensivos agrícolas. Além disso, a “Fazendinha”, instalada dentro da Expocrato, apresenta as principais experiências agrícolas e pecuárias acompanhadas pela Ematerce na região.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda