MDA realiza encontro para discutir Plano Safra 2011/2012

27 de julho de 2011 - 00:00

O evento tem o apoio da SDA e do BNB

Secretaria de Agricultura Familiar e Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Ceará, promovem Reunião Estadual para discutir formas de superação de desafios na aplicação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012. O encontro acontece hoje (26) e amanhã (27) e tem o apoio do Banco do Nordeste e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

De acordo com o Delegado Federal do MDA, Francisco Sombra, o ministro Afonso Florence já comunicou ao Governo do Estado e ao secretário da SDA, Nelson Martins, que deseja lançar o Plano Safra também  no Ceará.  Essa reunião se antepõe a esse lançamento. Francisco Sombra informou que a presidente Dilma disponibilizou R$16 bilhões para o Plano Safra 2011/2012. “É o mesmo teto do final do Governo Lula, mas haverá suplementação de recursos para esse fim, caso haja necessidade”. Frisou.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, ressaltou a importância da reunião para a discussão das ações de fortalecimento da agricultura familiar em nosso Estado. Amorim defende o uso racional da tecnologia para melhorar os processos, aumentando a produção e diminuindo as áreas desmatadas. “A tecnologia que tem hoje no Sul, no Sudeste, e em várias partes do Centro Oeste, é preciso que os agricultores tenham também no nosso Nordeste e principalmente no Estado do Ceará”, afirmou.

O senador José Pimentel destacou a reunião como “importante para avaliar o que já foi feito e ajustar as agendas para fazer mais e melhor”. Pimentel lembrou a necessidade de mais investimentos em assistência técnica para aumento da produção e diminuição dos esforços. O senador destacou a parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal para construção de 128 escolas profissionalizantes, sendo que 76 delas já foram inauguradas.

O encontro trata também sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o Superintendente da Área da Agricultura Familiar e Programas de Crédito Fundiário do Banco do Nordeste, Luis Machado, o objetivo do BNB é aumentar o número de contratações de financiamento nas áreas dos Pronafs Jovem, Semiárido e Pronaf Mulher. Machado destacou que o banco pretende liberar R$1,3 bilhão para o Plano Safra na região Nordeste e R$190 milhões para o Ceará.

Até amanhã (27), serão realizados debates sobre Programas de Garantia de Preços da Agricultura Familiar, Crédito Rural, recuperação de crédito dos pronafianos, Garantia Safra, zoneamento agrícola. O encontro conta com participação de representantes do BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Incra, Fetraece, secretários municipais de agricultura e vários órgãos e entidades de representação dos trabalhadores na agricultura.

Reunião Estadual do Plano Safra 2011/2012
Local:  Auditório do Banco do Nordeste, bairro Passaré
Dias 26 e 27

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105