Nucla da SDA capacita Responsáveis Técnicos dos produtores de sementes

1 de agosto de 2011 - 00:00

O treinamento objetiva aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos produtores de sementes do Ceará

O Laboratório de Análise de Sementes de Produção (LASP) do Núcleo de Classificação Vegetal, Laboratórios, Sementes e Mudas (Nucla) realizará treinamento com responsáveis técnicos dos produtores de sementes do Ceará. O curso acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de agosto e objetiva aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos produtores de sementes do nosso Estado.

De acordo com a Responsável Técnica do Lasp, Clecineide Martins, serão capacitados 20 produtores e Responsáveis Técnicos, além de oito analistas do laboratório. Clecineide Martins acrescenta que o treinamento foi sugerido pelo Coordenador da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, e pelo consultor do Lasp, Marcos Vinícius Assunção. “A ideia é promover nivelamento das novas tecnologias entre Responsáveis Técnicos dos produtores e analistas do Laboratório”, frisou

O treinamento será ministrado pelos analistas e agrônomos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com atividades práticas relacionadas à amostragem e análises de sementes de feijão vigna, milho e mamona. A intenção é aperfeiçoar e nivelar o conhecimento de todos os colaboradores do LASP e dos Responsáveis Técnicos dos Produtores de Sementes do Ceará, bem como garantir um maior controle de qualidade durante o processo de recebimento, análise e emissão de resultados aos produtores de sementes.

O conteúdo programático abordará a aquisição de sementes pela SDA, Regras para Análise de Sementes – amostragem, legislação, parte teórica e prática de homogeneização de amostras, análise de pureza, determinação de outras sementes por número, teste de uniformidade por peneiras, exame de sementes infestadas e testes de germinação.

O Nucla da SDA estabelece, implementa e mantém o Sistema de Qualidade, objetivando o aperfeiçoamento contínuo dos recursos humanos e processos, resultando em qualidade e satisfação.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo)(85)3101.8105