SDA entrega caminhão para apicultores de Novo Oriente

16 de agosto de 2011 - 00:00

Com investimento de R$ 118 mil, o veículo beneficiará apicultores do Território Inhamuns/Crateús

Na tarde de sexta-feira (12), o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participou de momento festivo com agricultores familiares de Novo Oriente, nos Inhamuns. Na ocasião, Amorim entregou um caminhão com carroceria isotérmica aos produtores da Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Território Inhamuns/Crateús (Agroapis). Com investimento de R$ 118 mil, o veículo é adaptado para o transporte adequado dos produtos apícolas e beneficiará apicultores de todo o território.

O benefício foi adquirido por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat) e é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) como parte do Pronaf Infra-estrutura em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Caixa Econômica Federal. A Agroapis será a gestora do caminhão.

De acordo com o presidente da Agroapis, Antônio José, a cooperativa já conta com 124 cooperados e atua em 11 municípios do Território Inhamuns/Crateús. Ele comenta que o caminhão fortalecerá a apicultura na região e facilitará o transporte do mel das unidades produtivas para os locais de armazenamento e postos de coleta dos programas governamentais de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Essa conquista representa crescimento do setor, desenvolvimento e estímulo aos apicultores para que eles produzam mais”, ressaltou.

A apicultura se revela como alternativa econômica nos Inhamuns e impulsiona a geração de emprego e renda, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. O Diretor Comercial da Agroapis, Antônio Augusto, comenta que a cooperativa vem dialogando com os apicultores para que eles se tornem cooperados e fortaleçam o setor. “A ideia é atingir um número de 500 cooperados até 2012”, frisou. Antônio José estima que a Agroapis fechará o ano de 2011 com 500 toneladas de mel comercializados.

Antônio Amorim ressaltou a necessidade de atos cooperados, a importância da diversificação dos produtos da cooperativa e salientou as vantagens de parcerias com outras cooperativas, o que ele chamou de “ato de intercooperação”.

Amorim destacou que os Inhamuns tem grande possibilidade de crescimento no setor apícola e que o sucesso da Agroapis e de outras cooperativas se dará a partir de parcerias com instituições financeiras, entidades sociais e órgãos de assistência técnica. “Temos que melhorar a cadeia da apicultura e outras cadeias produtivas dos territórios. Somos capazes de mostrar que nosso potencial pode ser desenvolvido aqui mesmo”, argumentou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85)3101.8105