SDA participa da 32° Reunião da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais

18 de agosto de 2011 - 18:08

A expectativa da Câmara é que a produção de flores e plantas ornamentais deve crescer a uma média de 20% anuais

18/08/2011

Produtores e representantes do setor de flores participam nesta  quinta feira (18) da 32º reunião ordinária da câmara setorial da  flores e plantas ornamentais em Fortaleza. O Secretário do  Desenvolvimento Agrário Nelson Martins participou do debate. O  presidente da ADAGRI Augusto Júnior, o assessor técnico da área  vegetal Tito Carneiro e a representante da Agência na  câmara setorial do Ceará Simone Martins, também estiveram presentes.

Instalada em dezembro de 2003, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais compõe a estrutura funcional do Conselho do Agronegócio e tem como objetivo propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades dos setores a ele associadas. O fórum de caráter consultivo, é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a média anual de consumo de flores e plantas ornamentais no Brasil é de R$ 13,00 a R$ 15,00 por pessoa, muito abaixo do consumo per capita europeu, que é de US$ 70,00 por habitante/ano. O Brasil tem cerca de 5,1 mil produtores de plantas e flores de todos os tamanhos responsáveis pelo cultivo de quase oito mil hectares.

No Ceará, a expectativa da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Ceará (Cflores) é que a produção de flores e plantas ornamentais deve crescer a uma média de 20% anuais, ultrapassando a marca de US$ 10 milhões (R$ 16 milhões) em 2015. Hoje, o segmento emprega mais de 15 mil pessoas e exporta cerca de US$ 5 milhões (R$ 8 milhões).

Assessocria de Comunicação- Amanda Sobreira (85) 3101.8105