Casa de Farinha e Engenho fazem sucesso na Feceaf

2 de setembro de 2011 - 15:18

A IV Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) continua encantando visitantes com aromas e sabores próprios do Sertão. A tradicional Casa de Farinha é atração imperdível para públicos de todas as idades que visitam a feira e querem se deliciar com a tapioca, o beiju, o grude de goma, além de comprar farinha e goma fresca.

Funcionando a partir das 5 horas da manhã, a Casa de Farinha reproduz todo processo de beneficiamento da mandioca, desde a descasca da raiz até sua transformação em diversos produtos. Os visitantes tem oportunidade de companhar todo o preparo da tapioca ou do beiju e receber os alimentos ainda quentinhos.

A feirante Fabiene Nunes comemora o sucesso da Casa de farinha e comenta que o número de visitantes é crescente. Ela comenta que a tapioca é o produto mais vendido. “Estamos vendendo muito, as pessoas que visitam a feira sempre vem aqui”, comemora.

Outro ponto certo de passagem é o Engenho de Cana, onde o visitante encontra a gostosa garapa feita na hora e se delicia com a batida e o mel quente na quenga de coco. No engenho da Feceaf, é possível acompanhar a moagem da cana, o cozimento da garapa para transformá-la em mel, rapadura, batida ou no gostoso alfenim.

O vendedor Antônio Costa está otimista com a vendas no engenho e ressalta que a Feceaf é oportunidade para aumentar as vendas do mês. Já o visitante Josué Vieira comenta que a feira fortalece a agricultura familiar e oferece produtos de qualidade. “É um momento que as pessoas da capital aproveitam para manter contato com as coisas do campo”, frisou.

A Feceaf é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA) e Federação dos Trabalhadores/as no Estado Ceará (Fetraece). A feira acontece até domingo e oferece artesanatos em madeira, couro, palha de milho e de banana, além de produtos alimentícios como frutas, legumes, mel, castanha de caju e feijão verde.

Mais informações

V Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf)

Data: 01 a 04 de setembro

De 08 às 22h

Local: Parque de Exposições Governador César Cals, Avenida Sargento Hermínio, 2677, S. Gerado.

Contatos: Luiz Carlos – Secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece 85 3231.5887 / CEL: 9973 0772/ 9976.0803

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105