Comunidade recebe ação do Projeto São José

13 de setembro de 2011 - 13:50

A obra de abastecimento d’água beneficiará 131 famílias da região

Os moradores da Comunidade do Riacho do Padre, em Capistrano, comemoraram a entrega da ordem de serviço para construção de sistema de abastecimento d’água, nesta segunda-feira (12). A obra de quase R$ 425 mil, do Projeto São José, mudará a realidade de 131 famílias que terão água de boa qualidade em suas casas.

Muitas pessoas fogem para outras cidades, devido a falta d’água. Este é o caso de Raimunda Ferreira que buscava todos os dias, com um balde na cabeça, água para beber e cozinhar. Agora, após 50 anos, retorna à terra de origem celebrando o abastecimento em casa.“É uma vitória”, disse.

Agradecendo a conquista à Deus e ao Governador Cid Gomes, o Prefeito Municipal Cláudio Bezerra ressaltou que a realização da obra “ foi uma luta de todos”, não só da prefeitura ou da comunidade. A previsão é de 70 dias, para a conclusão do sistema de abastecimento no local.

De acordo com Josias Farias, coordenador do projeto na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o compromisso é atender prontamente ações dessa natureza. Só em 2011, já foram entregues 89 subprojetos de abastecimento d’água e 104 de mecanização agrícola em todo o Ceará.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o momento mais gratificante do seu trabalho é entregar pessoalmente as ações nos municípios. Ele ressaltou que o novo contrato para o Projeto São José III, de U$ 300 milhões com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado, garantirá mais investimentos para a infraestrutura básica e cadeias produtivas da agricultura familiar.

Segundo Nelson, o objetivo maior do São José III “é gerar renda de maneira permanente”. Por isso, o projeto investirá, principalmente, nas cadeias da psicultura, mandiocultura, pecuária leiteira, turismo rural, artesanato, entre outras.

O Projeto São José

Dentro do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS) , o Projeto São José trabalha no fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Além de atuar no financiamento de projetos com foco nas cadeias produtivas prioritárias e emergentes.

Ele está presente hoje em 177 dos 184 municípios do Ceará, com prioridade para os 40 de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDS). Os investimentos são realizados a partir de demandas da própria comunidades que elege suas prioridades, participando da elaboração do subprojeto técnico.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105