Convênio implantará 300 projetos de irrigação

27 de setembro de 2011 - 17:29

O convênio entre Ematerce e Fundação Banco do Brasil atenderá 300 projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/CE), firmará convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para implantação de 300 projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Ao todo, serão investidos em torno de R$ 3,3 milhões. Cada PAIS está orçado em R$ 11 mil. A FBB entrará com R$ 4 mil para cada projeto e o restante será financiado pelo o Estado e produtores.

De acordo com o coordenador da Agricultura Familiar na SDA, Itamar Lemos, serão beneficiados os territórios do Cariri, Inhamuns/Crateús, Sertão Central, Centro Sul, Região Sobral e Sertões de Canindé. Segundo Lemos, serão construídos, em média, 60 projetos por território e em torno de 10 a 15 projetos por município. Serão investidos recursos em material para irrigação, custeio, capacitação e assistência técnica aos produtores.

A Ematerce será a responsável pela a capacitação e acompanhamento, além de disponibilizar técnicos exclusivos para atender os agricultores PAIS. Os projetos de irrigação visam o apoio a agricultura familiar com cultivo de frutas, hortaliças, plantas medicinais, cereais e também macaxeira, além de criação de pequenos animais. Cada um abrange até meio (½) hectare de área cultivada.

Itamar Lemos acrescentou que a Ematerce já fez um levantamento em todo o Estado e encontrou 7.600 produtores aptos a implantar projetos do PAIS. “Esse levantamento servirá de base para seleção dos produtores a serem beneficiados”, frisou.

Lemos informou também que o projeto exige que cada município beneficiado se comprometa de comprar a produção do PAIS para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Essa será a contrapartida de cada prefeitura”, lembrou. Já os produtores entrarão com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) como contrapartida.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (085) 3101.8105