I Salão Territorial do Litoral Leste termina nesta quarta-feira

28 de setembro de 2011 - 18:57

Os encontros acontecem nos 13 Territórios Rurais e da Cidadania até o mês de outubro

Durante os dia 27 e 28 de setembro, Aracati sediou o I Salão Territorial Litoral Leste. O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para o lançamento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e para debater sobre Gestão e Controle Social das Políticas Públicas.

Lideranças de Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Pindoretama discutiram a reestruturação dos Comitês Temáticos e Setoriais e escolheram os delegados e delegadas para o II Salão Estadual dos Territórios, que acontecerá em novembro.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, participou do encontro e ressaltou o projeto de territorialização como base para uma gestão com ampla participação da sociedade. Para o secretário, essa experiência é a forma mais eficaz de se aplicar bem as políticas públicas para o desenvolvimento do Estado. “Até 2014 o PTDRS será a nossa bíblia, pois queremos chegar em 2014 com o maior número de realizações solicitadas no plano”, frisou.

O presidente do Intituto Agropolos, Celso Crisóstomo, lembrou que o Agropolos soma forças com a SDA e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Temos a oportunidade de fazermos um planejamento que junta as capacidades produtivas, sociais e culturais da região”, destacou. Para o delegado do MDA, Francisco Sombra, “O Salão é um espaço para mostrarmos nossas dimensões, necessidades e oportunidades”.

Assinatura do Pacto pela Implementação do PTDRS Litoral Leste

O Pacto foi assinado pelo Delegado do MDA, Francisco Sombra, pelo secretario do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, Maria Hausa Rodrigues representando a Sociedade Civil e o prefeito de Jaguaruana, Bebeto Delfino, representando os demais prefeitos do Território. No Pacto os representantes se comprometem a utilizar o PTDRS como uma ferramenta de gestão, planejamento e captação de recursos em prol do desenvolvimento territorial.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105