ExpoBrasil é destaque na Expoece 2011

4 de outubro de 2011 - 13:58

A Exposição Nacional das Raças Santa Inês e Anglonubiano (ExpoBrasil) acontece de 2 a 8 de outubro, dentro da programação da Expoece

Um grande destaque, da 57ª edição da EXPOECE, será a realização da Exposição Nacional das Raças Santa Inês e Anglonubiano (ExpoBrasil), coordenada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE) e o Clube do Berro. Segundo o diretor da ExpoBrasil, Amilcar Silveira, o evento irá mostrar a vocação do Estado para os segmentos da ovinocultura e caprinocultura, que têm crescido significativamente no Nordeste. Com este objetivo que cerca de 150 criadores irão expor mais de 1.200 animais, e, também, participarão de julgamentos.

A ExpoBrasil irá acontecer de 1 a 8 de outubro, durante a Exposição Agropecuária do Ceará (EXPOECE 2011), promovida pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Associação dos Criadores do Ceará (ACC), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

Segundo o IBGE, no período de 2009-1999, a criação de ovinos e caprinos no Nordeste contou com um crescimento de 173,4%. Parte deste sucesso é atribuída pela adaptação ao clima de semiaridez. Somente em 2009, o Estado contabilizou 1.015.927 cabeças de caprinos, enquanto a ovinocultura alcançou 2.071.098 cabeças, conforme dados do IBGE. Isso representa um aumento de quase 77% e 75%, respectivamente, no mesmo período.

Para o vice-presidente do Clube do Berro, Gentil Leite, toda raça precisa ser difundida. Segundo ele, isso é atendido ao apresentar a qualidade dos animais, inclusive de outros estados, que estarão reunidos em um só lugar. “Buscamos o que o Brasil produz de melhor em relação às raças Santa Inês e Anglonubiana e vamos apresentar aqui na EXPOECE”, afirma.

“A ExpoBrasil é um evento anual e itinerante” explica Amilcar Silveira, destacando ainda a realização de quatro leilões, com uma média de 25 lotes por evento, que irão acontecer durante a programação da ExpoBrasil. “Apesar de ser um evento criado no Ceará é a primeira vez que irá acontecer no Estado”, ressalta.

Colaboração: Jornalista Jailson Silva

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105