Apicultura em destaque na Expoece 2011

5 de outubro de 2011 - 17:20

Na feira, os visitantes ficam informados sobre toda a cadeia produtiva do mel

Quem visita a 57ª Expoece prestigia o melhor da produção agrícola e pecuária, além de conhecer as atividades desenvolvidas nas unidades produtivas dos agricultores familiares. No estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o público fica informado sobre toda a cadeia produtiva da apicultura.

Um pequeno apiário, montado dentro do estande, demonstra todas as práticas de manejo com as abelhas. Equipado com as indumentárias necessárias ao apicultor, o instrutor do Senar, Adriano Bastos, faz demonstrações de inspeção em colmeias povoadas por abelhas mestiças (cruzamento de abelha italiana com abelha africana).

De acordo com Bastos, a intenção é mostrar aos apicultores e demais visitantes da feira a importância da manutenção adequada do apiário. Segundo ele, as revisões realizadas no período certo geram melhores resultados na produtividade das abelhas e tornam a apicultura uma atividade lucrativa. “As visitas devem ser feitas de oito em oito dias, inicialmente,e depois, de 15 em 15 dias”, observou.

Durante o evento, os feirantes e visitantes podem participar de oficinas demonstrativas sobre o aproveitamento do mel na alimentação. A instrutora do Senar, Valdiana Victor, ensina várias receitas como: bolo de banana, biscoito de canela e bolo com coco e queijo. Todos à base de mel. “O mel é altamente energético, não tem colesterol e contém propriedades medicinais”, ressaltou.

A participante da oficina, Elissandra Oliveira, se encantou com as possibilidades de inclusão do mel na alimentação. “Antes eu só consumia o mel como remédio e agora sei que ele serve de alimento e como fonte de energia”, destacou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (85) 3101.8105