Nesui leva conhecimento especializado para o interior do Ceará

7 de outubro de 2011 - 12:46

Núcleo de Ensino e Estudos em Suinocultura (Nesui) leva a base tecnológia para o campo, orientando criadores do segmento

Um grupo de estudantes de zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) visitou ontem, 6, o Boteco do Sabor Suíno que vem atraindo um grande número de visitantes por oferecer a degustação dos pratos elaborados com a carne suína. O Boteco é uma das atrações da 57ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (EXPOECE), que segue até o próximo domingo. Os estudantes integram o Núcleo de Ensino e Estudos em Suinocultura (Nesui), criado em 2007, e que possui o objetivo de levar até o campo a base tecnológica atualizada para o segmento.

“Fruto da necessidade da aproximação dos estudantes com os produtores rurais, o Nesui é a ponte para levar a base intelectual do grupo até a zona rural”, explica a integrante do Núcleo, Tatianne Alexandre Azevedo, estudante do sétimo semestre do curso de Zootecnia da UFC. Ela destaca que o grupo presta assessoria técnica, desenvolve ações de extensão para a agricultura familiar e, também, para produtores tecnificados. Além de executar projetos e pesquisas, realiza ainda cursos, palestras e orientações sobre nutrição, manejo, ambiência, dentre outros.

O presidente da Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE), Paulo Helder de Alencar Braga, afirma que o Estado é carente de técnicos atuantes na suinocultura e o Nesui é o grande celeiro dos profissionais especializados neste segmento da pecuária cearense. Segundo ele, o grupo tomou impulso com a chegada do Projeto Nacional para o Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), cujo objetivo é estimular o aumento do consumo per capita em dois quilos a mais. No Ceará, o consumo anual é cerca de 5,5kg, enquanto que a média nacional alcança mais 14kg por pessoa/por ano. O Projeto é realizado no Estado pela ASCE, SEBRAE/CE, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), e outros parceiros.

Outras Informações

Núcleo de Ensino e Estudos em Suinocultura

www.nesui.ufc.br

Fone: (85) 3366.9712 / 8870.1948

 

Colaborador: Jornalista Jailson Silva

 

Assessoria de Comuicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105