Afonso Florence participa de reunião na SDA

11 de outubro de 2011 - 13:11

Durante o encontro, o ministro enfatizou a necessidade de apoiar à comercialização dos produtos da agricultura familiar

Aproveitando o lançamento do Plano Safra para o Ceará, Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário, reuniu-se com, Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário, presidentes das vinculadas e coordenadores, nesta segunda-feira (10), para conversar sobre o planejamento e as ações do Governo Federal na agricultura familiar no estado. O encontro também contou com a presença do secretário da Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller e de representante da secretaria de Reordenamento Agrário.

Pela primeira vez na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Afonso Florence ressaltou que a preocupação do ministério é levar à agricultura familiar qualidade na gestão, industrialização e comercialização dos produtos. “O que for possível fazer para dar um salto na rendabilidade da produção, faremos”, disse. Segundo Florence, a indicação é que todas as famílias agregadas nos programas do Plano Safra estejam na faixa da extrema pobreza.

Coordenadores e presidentes das vinculadas falaram da atual situação dos projetos com parceria do MDA, além de dar sugestões para ações nos municípios. Para o secretário Laudemir Müller, é preciso da experiência dos técnicos que trabalham no campo para “modelar as políticas públicas em cada região”.

De acordo com Müller, o trabalho desenvolvido no Ceará junto com o ministério é muito positivo. Contudo, o secretário afirmou que é preciso avançar na organização econômica e na comercialização dos produtos da agricultura familiar. Além de aproveitar o mercado institucional com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), para garantir a compra dos produtos e a renda dos agricultores. “Não é só produzir, é qualificar a gestão e melhorar as medidas sanitárias”, disse.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins,o encontro é o momento de trocar experiências e a SDA tem o compromisso de desenvolver o Plano Safra. “Esperamos cada vez mais ampliar esta parceria entre os governos Federal e Estadual”, afirmou.

Plano Safra

O Plano Safra visa aumentar a produção de alimentos, gerar renda no campo e promover a organização econômica dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. Para isso, aperfeiçoa as políticas públicas implantadas nos últimos anos para este segmento produtivo. Ele permitirá a utilização de instrumentos de comercialização para garantir ao agricultor o preço mínimo e justo dos produtos.

No Ceará, o plano foi lançado, nesta segunda-feira (10), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, com a assinatura do termo de compromisso de execução pelo Governador Estadual, Cid Gomes. No estado, o plano destina ao todo R$ 771 milhões para ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Crédito Fundiário, da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além de incrementar projetos de estruturação e apoio à produção no estado.

Assessoria de Comunicação da SDA-Munique Freitas (85) 3101.8105