SDA realiza consulta pública do Projeto São José III

11 de outubro de 2011 - 17:22

O encontro reuniu representantes de vários órgãos e entidades envolvidas com a defesa do meio ambiente

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou na manhã dessa terça-feira (11) a segunda chamada pública para análise do Projeto São José III. O encontro aconteceu no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals e reuniu representantes de vários órgãos e entidades envolvidas com a defesa do meio ambiente.

O Coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Josias Farias, apresentou o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/São José (PSJ III), destacando os objetivos, as metas, os componentes e beneficiários do projeto. De acordo com Farias, o PSJ III terá como eixos os componentes: Inclusão Econômica, Sistemas de Abastecimento D’água, Esgotamento Sanitário Simplificado (SAES) e Fortalecimento Institucional e Apoio a Gestão.

Serão atendidas 33,5 mil famílias através da implantação de 375 projetos, sendo 235 do componente Inclusão Econômica atendendo a 23,5 mil famílias e 140 projetos do SAES, beneficiando 10 mil famílias, em até 183 municípios cearenses.“O objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável, apoiando a agricultura familiar e garantindo o acesso à água de qualidade e esgotamento sanitário às comunidades”, destacou.

O secretário da SDA, Nelson Martins, lembrou da importância do evento para discussão das ações do projeto, com ênfase nos aspectos ambientais, e ressaltou a presença expressiva de representantes de diversos órgãos e segmentos da sociedade. Para Nelson Martins, o PSJ III contribuirá ativamente para o fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. “O forte do projeto será na parte de inclusão produtiva, com destaque para a apicultura, piscicultura, caprinocultura, turismo rural e artesanato”, frisou.

A SDA será responsável pela execução do PSJ III e contará com a participação das entidades co-executoras Companhia de água e Esgoto do Ceará (Cagece), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/CE), Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105