Festival da Mamona é destaque em Monsenhor Tabosa

31 de outubro de 2011 - 15:42

Foram premiados os quatro melhores núcleos de produção de mamona e os dois produtores campeões em produtividade. Além disso, houve a eleição da Rainha da Mamona 2011

O I Festival da Mamona e a Feira da Agricultura Familiar movimentaram a cidade de Monsenhor Tabosa na última sexta-feira (28). O evento foi idealizado pela Comissão Municipal do Programa Biodiesel, juntamente com os parceiros estaduais e federais. A iniciativa objetivou o fortalecimento do programa e consagrou Monsenhor Tabosa como o maior produtor de mamona do Ceará.

A programação incluiu seminários e palestras sobre as oleaginosas e o Biodiesel. Foram entregues seis cultivadores como premiação para os quatro melhores núcleos de produção de mamona e para os dois produtores campeões em produtividade. Durante a noite, o desfile da Rainha da Mamona encantou visitantes e lotou a Praça Matriz. Foram 23 moças filhas de agricultores mostrando charme, beleza e concorrendo a uma premiação total de R$ 2 mil, dividida entre as cinco primeiras colocadas.

A jovem Antônia Rafaela dos Santos, 15 anos, foi coroada Rainha da Mamona 2011 e recebeu prêmio de R$ 1.100. Ela mora no Assentamento Santana e diz que teve o próprio pai como maior incentivador para que ela participasse do concurso. “Foi a primeira vez que desfilei, estou ainda nervosa, mas muito feliz”, comentou.

De acordo com o articulador do Polo do Biodiesel da Região de Crateús/MDA, Joelcio Sales, Monsenhor Tabosa tem 850 agricultores cadastrados no Programa Biodiesel, 1700 hectares de área plantada com mamona e uma produção de 600 toneladas da oleaginosa, em 2011.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, esteve no evento e ressaltou a importância da iniciativa para Monsenhor Tabosa. Segundo Amorim, o evento mostra o resultado da parceria entre os governos federal, estadual e municipal e as autoridades da área de mercado e apresenta as ações que cada um desenvolve em prol dos agricultores.“Esse momento coroa não só a rainha, mas mostra a viabilidade econômica e social do cultivo da mamona aqui em Monsenhor Tabosa”, frisou.

O I Festival da Mamona e a Feira da Agricultura Familiar de Monsenhor Tabosa contou também com a presença secretário da SDA, Nelson Martins, do presidente do Agropolos, Celso Crisóstomo, do coordenador estadual do Programa de Oleaginosas, Ademarzinho Holanda, e representantes da Petrobrás Biocombustíveis, MDA e Embrapa. O evento recebeu apoio da SDA.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105