Inscrições para o Garantia Safra 2012 são prorrogadas

31 de outubro de 2011 - 14:47

Mais de 51 mil cotas ainda estão disponíveis aos agricultores familiares no estado

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) comunica que somente 246.735 agricultores familiares se cadastraram no Programa Garantia Safra de 2012. Até o momento, existem mais de 50 mil vagas sobrando no Ceará. A data limite para a inscrição seria nesta segunda-feira (31). Contudo, a mesma foi prorrogada, graças a intermediação da SDA, até o dia 10 de novembro para o preenchimento das 300 mil vagas disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O Programa Garantia Safra assegura uma renda mínima aos agricultores de base familiar, no caso de ocorrência de perdas por estiagem ou excesso hídrico igual ou superior a 50%. A inscrição é feita junto a comissão municipal do programa, composta por sindicatos de trabalhadores rurais, secretarias municipais de agricultura e unidades da Ematerce. Todos os agricultores familiares podem se inscrever com a Declaração de Aptidão (DAP) específica do Garantia Safra.

É importante o esforço de todos entre SDA, Ematerce, prefeituras e movimentos sociais, com o intuito de garantir o cadastro de todas as vagas até a data limite. Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins caso as vagas não sejam preenchidas o “estado pode ser punido com a diminuição das 300 mil cotas a partir da Safra 2012/2013”.

Valor do benefício

O Programa Garantia Safar paga o valor de R$ 680,00, com pagamento em cinco parcelas mensais, iguais e consecutivas de R$ 136,00, aos pequenos agricultores que perderam suas safras.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105