Ceará tem o maior número de Arcas das Letras do Brasil

14 de novembro de 2011 - 16:48

Para avaliar o programa e comemorar o marco de mil arcas implantadas, foi realizado encontro com quase 200 agentes de leitura da Região do Sertão Central

O Ceará é o Estado com o maior número de bibliotecas rurais no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para reanimar os agentes de leitura que trabalham na implantação dessas bibliotecas e discutir a melhoria do programa, chamado Arca das Letras, foi realizado o II Encontro Territorial dos Agentes de Leitura do Sertão Central. O evento aconteceu em Quixadá, no último sábado (12), com marco histórico de mil arcas implantadas no Estado.

Em 2006, a Comunidade de Mandacaru no município de Senador Pompeu recebeu a primeira Arca das Letras. A chegada da biblioteca, com 200 livros, despertou o interesse dos jovens pela leitura e trouxe avanços para a região. “No início a procura era muito grande”, explicou Pedro Cosme, presidente da Associação Comunitário de Mandacaru.

O agente de leitura e também técnico de enfermagem cedeu um espaço na própria casa para abrigar a Arca das Letras. Para ele, o mais difícil é manter o interesse dos jovens e o encontro “é mais um passo para reanimar o trabalho dos agentes, dando mais animo para incentivar as crianças da comunidade”, disse.

Segundo a coordenadora do programa, Sandra Bandeira, o encontro é o momento de corrigir as falhas, escutar e discutir problemas. Durante o evento, ela explicou para os quase 200 agentes de leitura que o objetivo é recomeçar, renovar os acervos das arcas e focar na qualidade. “ Queremos que o programa seja a porta para o conhecimento das crianças, a janela para o mundo”, enfatizou. De acordo com a coordenação nacional do Arca das Letras, existem 8.700 bibliotecas rurais no Brasil e o intuito é ampliar.

Para Cristiano Goes, coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, a leitura provoca mudanças na vida das crianças e propicia conhecimento também aos idosos das comunidades. Segundo o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a presença dos agentes demonstra o compromisso social de cada um deles. “Pois, o programa não funcionaria sem a dedicação dos voluntários”, frisou.

O secretário afirmou que a intenção dos governos Federal e Estadual é integrar os programas Casa Digital e Arca das Letras, implantando um biblioteca rural em cada espaço de inclusão digital. “Existe recurso para a instalação de 277 Casas Digitais no Ceará”, ressaltou Nelson.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105