Estado autoriza contratação de agentes para ADAGRI

19 de novembro de 2011 - 12:33

Com a reestruturação da ADAGRI e a vacinação do rebanho, é possível o Ceará sair da zona de risco médio para a zona livre da febre aftosa com vacinação

O Governo do Estado autorizou a contratação de 40 veterinários, 21 agrônomos e 79 agentes agropecuários para compor o quadro de funcionários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI). Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, uma mensagem de lei criando os cargos será encaminhada para a Assembleia Legislativa imediatamente.

As informações foram repassadas após audiência, ontem (18), com o governador Cid Gomes. Os candidatos aprovados no último concurso serão nomeados aos cargos de veterinário e de agrônomo. Para contratação dos agentes agropecuários, que devem ser bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), será realizada uma seleção pública.

Segundo o secretário Nelson, é possível criar 15 novos escritórios locais da ADAGRI, passando de 25 para 40, e seis escritórios regionais. Além disso, convênio plurianual assinado com o MAPA vai permitir equipar e custear os novos postos da agência. Durante o lançamento da 2º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, já foram entregues sete veículos deste convênio. “Ainda neste ano serão entregues mais oito e, em 2012, mais 17 carros”, afirmou o secretário.

Para Augusto Junior, presidente da ADAGRI, além da vacinação em massa do rebanho é preciso investir na reestruturação da defesa agropecuária no Ceará. Com a contratação de novos agentes e a melhoria da infraestrutura, é possível “o Estado sair da zona de risco médio para a zona livre de febre aftosa com vacinação”, disse.

O Ceará tem 2,5 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos (búfalo) e 140 mil produtores. A vacinação de todo esse rebanho significa, além da classificação de zona livre a doença, a abertura do comércio para outros estados do Brasil.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105