Cajucultura: Investimentos foram duplicados para 2012

1 de dezembro de 2011 - 17:23

O Governo do Estado liberou R$ 3 milhões em investimentos para substituição de copas de cajueiros e 400 mil mudas a mais caju anão, em 2012.

O Governador do Estado, Cid Gomes, liberou mais recursos para o desenvolvimento da cajucultura no Ceará em 2012. Foi autorizada a liberação de 800 mil mudas de cajueiros anão precoce para os agricultores familiares no próximo ano, o dobro em relação a 2011. Outra boa notícia,será o investimento de R$ 3 milhões para a substituição de copas em cajueiros improdutivos em até 7 mil hectares.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, as ampliações do investimento na cultura do caju foram anunciadas em audiência com o governador e instituições do setor. A muda de cajueiro anão tem melhor qualidade genética. Por isso, proporciona alta produtividade, podendo colher até 1.200 kg/ha. A substituição de copas em cajueiros improdutivos, com as mudas, permite a melhoria dos pomares instalados. Em 2011, o investimento para essa pratica foi de 1,3 milhão.

Segundo supervisor de fruticultura, José Paz, a Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) atende cerca de 2 mil agricultores, que trabalham com a cajucultura. Em 2011, a estimativa é que o Estado alcance a produção de 111 mil toneladas de castanha, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para José Paz, é preciso desenvolver a cultura no Ceará, agregando valor e aproveitando integralmente o fruto. “De toda produção, apenas 20% do pedúnculo é utilizado”. Segundo o secretário da SDA, Nelson Martins, o governo está tentando mudar a situação. Convênios com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Banco Mundial irão “disponibilizar recursos para o beneficiamento agroindustrial de todo o fruto”, ressaltou o secretário.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105