Famílias de Maranguape recebem obra da SDA

5 de dezembro de 2011 - 15:06

O sistema de abastecimento d’água contemplará três comunidades e 342 famílias

Um sistema completo de abastecimento d’água, com rede de distribuição de quase 6km, vai trazer saúde e qualidade de vida para os moradores das comunidades de Tanques, Bú e Mundo Novo. Por meio do Projeto São José, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregou nesta segunda-feira (05) mais essa ação que levará água para as 342 famílias, do município de Maranguape.

Com prazo de conclusão para 90 dias, serão investidos mais de R$ 417 mil na obra. A presidente da Associação Comunitária de Apoio aos Moradores de Tanques recebeu das mãos do secretário da SDA, Nelson Martins, a ordem de serviço para início da obra. A entrega também contou com a presença do deputado Lula Morais, do prefeito e vice-prefeito de Maranguape e de representantes das comunidades.

Só em 2011, já foram entregues 89 subprojetos de abastecimento d’água e 104 de mecanização agrícola em todo o Ceará. Segundo o secretário Nelson, está previsto a liberação de mais ações do São José em março de 2012. Por isso, é importante que as prefeituras ajudem as associações na formulação dos projetos que demandam as obras. “É necessário regularizar as pendências para liberar as ações”, frisou

O São José III terá recurso de US$ 300 milhões, sendo US$ 150 milhões, por meio de convênio com o Banco Mundial, e o mesmo valor de contrapartida do Governo do Estado. De acordo com o coordenador do São José, Josias Farias, o PSJIII está em fase de conclusão, devendo ser aprovado pelo Banco Mundial em 23 de fevereiro, com a sua assinatura em março do próximo ano.

Josias explicou que foi autorizado iniciar as atividades do São José III com recursos do Estado. “Por isso, mesmo antes dos trâmites finais, a secretaria dará inicio as ações de capacitação e investimentos em projetos produtivos e de abastecimento d’água”, afirmou.

São José
Dentro do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Projeto São José trabalha no fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Além disso, atua no financiamento de projetos com foco nas Cadeias Produtivas Prioritárias e Emergentes; principalmente a piscicultura, a ovinocaprinocultura e a apicultura.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas