Ematerce: Novas unidades em Umirim, Tururu e Trairi

6 de dezembro de 2011 - 17:30

As inaugurações continuarão até o dia 14 de dezembro. Serão 63 novos escritórios até o fim de janeiro

Os municípios de Umirim, Tururu e Trairi receberam nesta segunda-feira (05) os novos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). As inaugurações foram possíveis graças ao convênio do Pacto Federativo, firmado entre o governos Federal e Estadual, além de prefeituras.

O evento teve a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, prefeitos, agentes rurais e representante de movimentos sociais.

As novas unidades terão computadores, mobília com estações de trabalho, cadeiras e um veículo, para que os agentes possam atender os agricultores familiares. Dessa forma, será ampliada a prestação dos serviços de assistência técnica, com vistas ao acesso às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura.

Durante a solenidade de inauguração dos escritórios, o secretário Nelson Martins afirmou que após a abertura dos 63 escritórios até janeiro, faltarão apenas 24 novas unidades para que todos os municípios do Estado tenham atendimento da Ematerce. “ O intuito é universalizar a assistência técnica no Ceará até o final de 2012”, disse. Para isso, segundo Nelson, serão admitidos mais 340 agentes rurais em 2012, além dos 341 já contratados este ano.

Atualmente, existem 71 escritórios e 25 postos da Ematerce. Com a inauguração das 63 novas unidades até janeiro de 2012, serão ao todo 159 nos seis territórios rurais. Para o presidente da empresa de assistência, José Maria Pimenta, os escritórios são fundamentais para levar os projetos do governo até o agricultor, “dessa forma auxiliando no combate à pobreza”. Além disso, José Maria também ressaltou a parceria das prefeituras para a implantação das unidades.

Sonia Teixeira, coordenadora do novo escritório de Umirim, atendia os produtores na Secretaria Municipal de Agricultura de Umirim. Com a nova unidade, poderá garantir um melhor acompanhamento das famílias. “ Trabalhamos muito no campo, mesmo assim precisávamos de um local que será a extensão da casa do agricultor”.

Para viabilizar o convênio, a prefeitura cede o espaço físico, com o suporte de linha telefônica, internet e de serviços gerais, como vigilância e pagamentos de energia e água. O Governo Federal libera recursos para equipar os postos com computadores, mobília com estações de trabalho, cadeiras e um veículo. O Governo do Estado viabiliza a contratação e capacitação de pessoal.

As inaugurações seguem até o dia 14 de dezembro, nos territórios do Vale do Curu/ Aracatiaçu, Sobral e Cariri. Os próximos eventos serão nesta quarta-feira (07), nos municípios de Forquilha, Groaíras e Meruoca.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105