SDA se reúne com parceiros do Crédito Fundiário

6 de dezembro de 2011 - 13:30

O encontro discutiu a atualização das normas e ajustes dos procedimentos adotados na implantação do programa

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promoveu capacitação técnica com parceiros do Programa Crédito Fundiário. O encontro aconteceu durante todo o dia de ontem (05), no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals.

A reunião objetivou a atualização das normas e ajustes dos procedimentos adotados na implantação do Subprojeto de Aquisição de Terra (SAT), do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC) e prestação de contas. A ideia é melhorar o desempenho do programa no Estado.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, participou das discussões e falou de alguns pontos a serem trabalhados para que o Crédito Fundiário melhore no Ceará. Ele ressaltou o Programa de Regularização Fundiária como política decisiva para essa melhoria. Segundo Amorim, grande parte dos proprietários são apenas posseiros das terras e não podem vendê-las para o Estado. “Com a Regularização Fundiária isso vai ser um dos gargalos que deixará de existir”, acredita.

Amorim falou também da necessidade de investimento em tecnologia e melhorias na gestão da propriedade e na distribuição de renda entre os membros da família. “Não é dizer o que cada família deve fazer. Devemos discutir com as famílias para que elas decidam o que deve ser feito”, frisou.

O titular da Coordenadoria de Crédito e Políticas Afins (Cocred), Arimatéa Gonçalves, adiantou que serão realizadas reuniões em oito polos sindicais do Estado para agilizar as propostas encaminhadas ao Crédito Fundiário. Os polos ainda não foram definidos, mas o objetivo é facilitar o acesso dos beneficiários às informações e o melhor acompanhamento dos processos.

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de Jornalismo) 85 3101.8105