Está aberta a sétima edição do CBA

13 de dezembro de 2011 - 15:18

O Congresso Brasileiro de Agroecologia continua até o dia 16, no Centro de Convenções de Fortaleza

Com apresentação de um grupo de rabeca e reisado, foi oficialmente aberto o VII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) nesta segunda-feira (12), no Centro de Convenções de Fortaleza. Pela primeira vez no Nordeste, o congresso vai reunir organizações não governamentais, entidades da sociedade, movimentos sociais e universidades para discutir e trocar experiências sobre o tema Ética na Ciência: Agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural.

Minicursos, oficinas, palestras, seminários, painéis temáticos, visitas técnicas, mostra de videodocumentários e apresentações culturais compõem a programação que se estende até sexta-feira (16). A sétima edição do CBA tem o objetivo de proporcionar uma articulação maior da agroecologia no Nordeste e impulsionar os trabalhos nas universidades e instituições de pesquisa e extensão, considerando a sabedoria popular.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) é uma das realizadoras do evento. Na solenidade de abertura o secretário Nelson Martins ressaltou a importância de debater a sustentabilidade na produção e o uso indiscriminado dos agrotóxicos nos alimentos. “A secretaria tem ações direcionadas pelos princípios da agroecologia e o congresso permitirá fazer o intercâmbio dessas experiências”, afirmou.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Francisco Caporal, está se vivenciando um profundo debate sobre o fracasso e a crescente insustentabilidade socioambiental dos modelos de desenvolvimento. Por isso, “ a agroecologia pretende visibilizar que a ética é fundamental como elemento no desenvolvimento científico e tecnológico para a vida”.

O VII CBA é realizado também pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará(Ematerce), Instituto Agropolos e Centro de Ciências Agrárias da UFC. O congresso é promovido desde 2003 pela ABA. Esta é uma sociedade cultura e técnico-científica sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento da Agroecologia, incentivando e contribuindo para a produção de conhecimento científico e do saber popular.

Mais Informações

http://www.agroecologiaemrede.org.br/

http://www.cbagroecologia.org/

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105