Balanço: Ações da SDA em 2011

19 de dezembro de 2011 - 15:06

Este ano foi repleto de desafios e grandes conquistas para a agricultura familiar no Estado do Ceará.

Em 2011, tivemos a safra recorde de 1,299 milhão de toneladas de grãos agrícola de sequeiros (não irrigados ) e irrigados, um crescimento de 292,9 % comparado a 2010, gerando R$ 1,59 bilhão. A última safra recorde do Ceará foi em 2006, com 1,145 milhão de toneladas de grãos. Foram 1,422 milhão de hectares plantados com as culturas de milho, feijão, arroz, sorgo, algodão, amendoim, mandioca, mamona e girassol.

Também tivemos recorde na vacinação contra a febre aftosa, com 94,44% do rebanho imunizados, ou seja, 2.343.772 animais entre bovinos e bubalinos (búfalos) na primeira etapa da campanha de vacinação. Na segunda etapa foram mais de 90%, atingindo a meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Outra conquista importante foi a contratação de 140 agentes para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAGRI) e a assinatura do convênio plurianual com o MAPA, permitindo equipar e custear os novos postos da agência.

A partir do segundo semestre de 2011, foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a ampliação do Programa Leite Fome Zero, com a distribuição de 100 mil litros de leite, produzidos por agricultores familiares. Serão atendidos 100 mil famílias, para combater à fome e à desnutrição em crianças (de 2 a 7 anos), gestantes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O Programa de Aquisição de Alimentos também foi ampliado pelo MDS, passando de 1,5 milhões por ano, em compra de alimentos diretamente do agricultor, para 6,5 milhões a mais. Além disso, está em continuidade a construção de mais 49 mil cisternas de placas, 18 mil implantadas só em 2011. Além disso, 1.500 cisternas de enxurradas com quintais produtivos estão em construção. Para os próximos anos, serão mais 68 milhões para a construção de 4.200 cisternas de enxurrada e 1.500 barragens subterrâneas, beneficiando 12 mil famílias.

Outra grande conquista, foi a assinatura de convênio do Pacto Federativo para a abertura de 63 novos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com a entrega de 94 carros, 110 motos, 475 computadores e 206 estações de trabalho com cadeira. Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Governo do Estado, espera-se implantar escritórios da Ematerce em todos os municípios dos seis Territórios da Cidadania até 2012.

Também neste ano, foram entregues 86 projetos de abastecimento d’água e 104 tratores do projeto São José com o investimento superior a R$ 22,4 milhões, beneficiando 13.830 famílias. Outras conquistas foram a regulamentação definitiva para a liberação de crédito ao agricultor pelo Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), a inauguração da Escola Agrícola de Lavras, com parceria da Secretaria da Educação (Seduc), e a aprovação da Lei de isenção do ICMS para produtos da agricultura familiar direcionados à merenda escolar.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105