SDA investe mais de R$2 milhões em ações sustentáveis

23 de dezembro de 2011 - 13:01

Foram assinados 40 convênios com prefeituras e associações para o desenvolvimento de ações de convivência com o semiárido

As práticas de convivência agrícola com o semiárido visam desenvolver ações de implementação de tecnologias alternativas com equilíbrio dos recursos naturais, solo e água. Para incentivar essas técnicas de preservação, a Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), nesta quinta-feira (22), assinou 40 convênios com associações e prefeituras, liberando recursos no valor de total de R$ 2,53 milhões para implantação desses projetos.

Um dos exemplos de práticas de convivência com o semiárido, é a mandalla. Ela gera renda e ocupação de mão de obra, além de reduzir o desmatamento, as queimadas, a degradação do solo e o assoreamento dos rios. É um sistema de nove círculos concêntricos, formados ao redor de uma fonte d´ água e divididos em seis deltas (fatias). O agricultor pode plantar 52 tipos de culturas, entre verduras, frutas, grãos e hortaliças. Também utilizar para a criação de peixes, aves e gado.

Durante a solenidade o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, entregou simbolicamente quatro certificados referentes a implantação das mandallas no valor total de R$ 55.400, beneficiando 55 famílias. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, do Tesouro Estadual e da administração direta. Para o coordenador da Codaf, Itamar Lemos, é preciso transmitir esta nova cultura de plantação, sem desgaste o solo. “ O recurso chegou no tempo oportuno no período de operações de preparo, antes da plantio e das chuvas”, afirmou.

De acordo com o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, os projetos de convivência com o semiárido são de grande relevância para manter a produtividade, sendo um desafio na recuperação do solo. “ O agricultor deve trabalhar sem desmatar, mas mantendo”.

Aproveitando a ocasião, também foram entregues recursos para reforma e implantação de cinco casas de farinha no valor de R$112 mil. Mais de 94 famílias de associações localizadas nos municípios de Cascavel, Fortim, Icapuí e Maracanaú, beneficiaram-se com as ações. Uma casa de farinha é equipada com triturador de raiz, prensa manual de cestos, triturador de massa prensada, forno de ferro, uniformizador, tanque móvel, balança e termômetro.

Assessoria de comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105