Seminário discute ações da SDA e vinculadas

5 de janeiro de 2012 - 18:28

O encontro avalia atuação da secretaria e vinculadas em 2011 e planeja as ações para 2012

Teve inicio às 9h, nesta quinta-feira (05), o Seminário de Planejamento das Ações de 2012 do Sistema Estadual de Agricultura (SEA), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e vinculadas (Adagri, Ematerce, Ceasa e Idace). O encontro acontece no Centro de Treinamento da Ematerce (Cetrex) com a presença do titular da SDA, Nelson Martins, coordenadores da secretaria e representantes das vinculadas.

Na abertura do encontro, Nelson Martins fez uma breve apresentação das ações desenvolvidas pelo SEA em 2011 e destacou alguns projetos que estão com recursos assegurados para execução em 2012. De acordo com o secretário, a SDA fechou o ano de 2011 com 94% de execução.

O secretário ressaltou avanços na preparação dos projetos São José III e Paulo Freire (Fida), a viabilização do Pacto Federativo com inauguração de 32 escritórios da Ematerce em 2011 e 32 a serem inaugurados em 2012. Segundo Nelson, o Programa de Aquisição de Alimentos quadruplicou o investimento em 2011 e irá dobrar o número de fornecedores em 2012. Também de acordo com o secretário, foram construídas 23 mil cisternas de placas em 2011 e já há recurso garantido para construção de 7.200 cisternas de enxurrada esse ano.

Para Nelson Martins, todo o êxito das ações do SEA é fruto da competência e compromisso dos servidores da SDA e vinculadas. O secretário reconhece o seminário como momento oportuno para definir estratégias para execução dos projetos. “Começar o ano planejando é a melhor forma que a gente tem para melhorar ainda mais nossos resultados”, frisou.

De acordo com o coordenador de Planejamento e Gestão, Cristiano Goes, primeiro se faz uma avaliação do ano de 2011, com a discussão dos indicadores mais relevantes. A partir daí, se atualiza o Plano de Ação anterior, analisando as dificuldades que persistem para o ano de 2012, no sentido de enfrentá-las com mais firmeza e tentar diminuí-las. “O produto final será o Plano de Ação 2012 atualizado com todas as informações sistematizadas em um documento único que será disponibilizado para cada coordenadoria da SDA e vinculadas”, destacou.

Mais informações

O Sistema Estadual de Agricultura (SEA) é composto pela SDA e vinculadas: Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/CE), Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) e Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Seminário de Planejamento das Ações de 2012 do Sistema Estadual de Agricultura (SEA)

Data: 05 e 06 de janeiro

Local: Centro de Treinamento da Ematerce (Cetrex), em Caucaia.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) (85)3101.8105