Seminário discute propostas do Projeto São José III

17 de janeiro de 2012 - 15:00

O encontro avalia ações do Projeto São José III, em 2011 e discute propostas para 2012, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza Seminário de Nivelamento da Avaliação da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (Coppe), em 2011 e detalhamento das propostas para 2012, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS). O evento acontece no Centro de Treinamento e Extensão da Ematerce (Cetrex), com foco principal no Projeto São José III.

Ontem (16), na abertura do encontro, secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, apresentou o PDRSS e representantes de cada célula da Coppe apresentaram os principais desafios enfrentados na realização dos projetos da coordenadoria e as estratégias para superá-los. Dentre as ações da Coppe, destacou-se a preparação do PSJ III, desenvolvimento do Projeto São José convencional, operacionalização e preparação de projetos especiais como cisternas de placas, de enxurradas e protagonismo quilombola, realização de quatro missões do Banco Mundial e três consultas públicas.

O secretário da SDA, Nelson Martins, destacou a importância da Coppe na execução de projetos estratégicos e na coordenação do PSJ III. “Em 2012, a Coope tem uma missão ainda maior do que ela vem desempenhando, pois grande parte dos projetos de universalização d’água e de combate à extrema pobreza passam por essa coordenação”, frisou.

Nelson Martins ressaltou o bom desempenho do Projeto Cisternas de Placas, que construiu 23 mil cisternas em 2011 e está com licitação para construção de mais 33.400 unidades. Segundo o secretário, a SDA está construindo 1500 cisternas de enxurrada com quintais produtivos e anunciou que será aberto processo de seleção de entidades para construção de mais 4.200 cisternas dessa modalidade. Além disso, serão construídas também 1.500 barragens subterrâneas, beneficiando mais de 21 mil famílias.

De acordo com Josias Farias, coordenador da Coppe, em 2011, a coordenadoria teve desempenho de 93,11% no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), beneficiando 16.926 famílias com investimento de R$ 22,2 milhões. Foram 119 subprojetos de abastecimento d’água, contemplando 9.500 famílias com investimento aproximado de 14 milhões. Mais de 6.400 famílias foram beneficiadas com 105 projetos de mecanização agrícola, totalizando investimento superior a R$ 6,3 milhões.

Para Josias, o seminário é um momento fundamental porque em cima dessa avaliação com os parceiros é que a SDA planeja as ações para 2012. Conforme Josias, as discussões serão sistematizadas e socializadas entre parceiros dos programas e projetos da Coppe. “Será produzido um documento que servirá de referencial para nossas ações na parte operacional”, frisou. Participam do evento: Representantes de instituições parceiras do PSJ como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Ematerce, Fetraece, Agropolos, Cagece, Sohidra, Sebrae, Centec, UFC e cooperativa OCB.

Mais informações

Seminário de Nivelamento da Avaliação da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (Coppe)

Data: 16 e 17

Local: Centro de Treinamento e Extensão da Ematerce (Cetrex), em Cauacaia

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105