SDA discute Plano Diretor integrado de Irrigação

24 de janeiro de 2012 - 15:07

O plano fará um levantamento de todas as potencialidades do Estado, em relação a agricultura irrigada

Na manhã de ontem (23) o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, reuniu-se com o Secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, com o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), César Pinheiro, e representantes de demais órgãos estaduais e federais ligados a agricultura e recursos hídricos. O encontro aconteceu na SDA e discutiu a implantação de um Plano Diretor Integrado de Irrigação para o Estado do Ceará.

De acordo com Ramon Rodrigues, o plano para o Ceará foi uma solicitação do secretário Nelson Martins, que viu o trabalho feito pelo ministério junto ao Governo de Minas Gerais e também apresentou uma demanda para o Ceará. Segundo Rodrigues, o Plano Diretor Integrado de Irrigação fará um levantamento de todas as potencialidades do Estado, em relação a agricultura irrigada. Em cima dessas informações será feito um planejamento para que as áreas deem uma resposta mais rápida a intervenção governamental.

Ramon Rodrigues comentou que o Ceará já possui muitos dados para elaboração do plano. “O Ceará já tem praticamente todas as informações referentes a solos, recursos hídricos, tem os planos de bacias hidrográficas e vários trabalhos feitos pela Funceme”, destacou. Para Rodrigues, essas pesquisas servirão de subsídio para execução dos trabalhos.

O Plano Diretor Integrado de Irrigação será executado dentro de um programa de cooperação técnica que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) tem com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participará diretamente da elaboração e desenvolvimento do plano, que contará também com a participação de órgãos como a SRH, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

O secretário Nelson Martins ressalta que o plano será discutido amplamente entre os órgãos participantes e o agricultores a serem beneficiados. Conforme o secretário, serão eleitas as propostas mais apropriadas em cada região do Ceará, em cada território e comitê de bacia hidrográfica. Nelson destaca que o interesse da SDA é trabalhar a parte de irrigação na agricultura familiar dentro dos planos Brasil sem Miséria e Água Para Todos. “Temos muitos projetos a serem executados esse ano, mas ainda precisamos conseguir projetos agroecológicos integrados e sustentáveis para áreas que têm fonte d’água,” lembrou.

O secretário informou que na próxima segunda-feira (30) haverá uma reunião de trabalho com a participação de técnicos indicados por cada secretaria e serão convidados outros órgãos envolvidos com agricultura irrigada. Foi proposto o nome do coordenador da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, e a coordenadora do Programa de Cisternas, Mércia Sales, para representar a SDA. Segundo Nelson Martins, após essas reunião de trabalho, serão realizadas Audiências Públicas nas várias regiões do Estado para coleta de sugestões e ideias das várias pessoas interessadas no plano.

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105