Mais municípios recebem escritórios da Ematerce

26 de janeiro de 2012 - 20:45

O secretário da SDA, Nelson Martins, o delegado do MDA, Francisco Sombra, e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, inauguraram as novas unidades

Mais quatro municípios receberam escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), nesta quarta-feira (25). O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francisco Sombra, e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, inauguraram as unidades de Amontada, Apuiarés, Miraíma e Uruburetama.

A ação faz parte do Projeto Pacto Federativo, convênio firmado entre o MDA e o Governo do Estado. Através do convênio, cada escritório inaugurado nesta quarta-feira (25) recebeu computadores, estações de trabalho com cadeiras e um veículo Uno Mille. Em contrapartida, os municípios disponibilizaram a estrutura física do escritório, linha telefônica com Internet e contrataram três profissionais: Um administrativo, um para serviços gerais e outro para vigilância do prédio.

Para o secretário Nelson Martins, os novos escritórios da Ematerce vão contribuir para implantação e ampliação de programas que fortalecem a comercialização dos produtos da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Leite Fome Zero. “Essa parceria entre os governos federal, estadual e municipal é que possibilita o fortalecimento da assistência técnica aos agricultores familiares”, frisou.

O projeto Pacto Federativo conta com investimento total superior a R$ 44 milhões, sendo R$ 22 milhões do Governo Federal e mesma contrapartida do Governo Estadual. Com investimento do convênio, a ação irá expandir a assistência técnica aos agricultores familiares. Até 2012, o projeto implantará mais de 44 escritórios da Ematerce e ampliará 39 escritórios, nos 102 municípios que compõem os seis Territórios da Cidadania. O intuito é atender mais 68.100 novos agricultores familiares.

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105