Projeto beneficia ovinocultores de Sobral e Tauá

30 de janeiro de 2012 - 17:18

O projeto implantará um Núcleo de Inovação Tecnológica em Ovinocultura, no município de Tauá e um Núcleo de Melhoramento Genético de Ovinos, em Sobral

Uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa – Caprinos e Ovinos) implanta o projeto Rota do Cordeiro, no Ceará. A primeira etapa do projeto prevê a capacitação de 120 produtores e a implantação de um Núcleo de Inovação Tecnológica em Ovinocultura, no município de Tauá e um Núcleo de Melhoramento Genético de Ovinos, em Sobral.

De acordo com os técnicos da SDA, Antônio Nunes e Marcelo Viana, serão investidos mais de R$ 1,6 milhão e a previsão é que as ações do projeto sejam iniciadas em março. Em Tauá, o projeto inclui a construção de um Núcleo de Terminação para Cordeiros e uma fábrica de rações, implantação de reserva alimentar e acompanhamento técnico aos produtores. A prefeitura municipal, a Cooperativa Comanta e o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Tauá são parceiros no projeto.

Segundo Nunes, o Núcleo de Melhoramento Genético de Ovinos de Sobral será gerenciado pela Embrapa – Caprinos e Ovinos e contará com infraestrutura apropriada para produção de animais de auto padrão genético. “Serão produzidos esses animais e distribuídos entre os beneficiários do projeto para melhoria da qualidade do rebanho” frisou.

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105