Governo Federal quer ampliar crédito rural no Ceará

1 de março de 2012 - 18:39

Até o dia 14 março, acontecerão seminários no interior para apresentar as políticas de crédito e estimular a participação dos agricultores para obter o crédito rural

A Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (COCRED) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou durante todo o dia de hoje (01) seminário para divulgar os critérios exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que os agricultores possam aderir aos programas de crédito rural geridos pela pasta.

Participaram do evento representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE, de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do interior, da Ematerce, e da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA.

O diretor de financiamento e proteção da produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Guagdanin, definiu os agricultores do Ceará como bons pagadores. “A inadimplência no Ceará ainda é pequena, mas nós ainda temos que ampliar o número de beneficiários desses programas aqui, pois existe um grande potencial produtivo no Estado”, destacou.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, destacou a importância da pasta trabalhar com os agricultores familiares de uma forma empreendedora. “O objetivo é fazer com que os trabalhadores tragam para nós os seus projetos para que a SDA possa comprar a ideia e investir na melhoria dela, inclusive oferecendo o crédito rural”.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, também participou da abertura do evento e fez um balanço da viagem que fez a China para conhecer as políticas de assistência técnica daquele país. Segundo Pimenta, o Brasil ainda tem muito o que aprender com aquela nação. “Na China é muito fácil um agricultor conseguir o crédito para produzir no campo. Temos que acabar com a burocracia e permitir que os agricultores gerem negócios no campo”, afirmou.

Seminários no interior

O próximo município que vai sediar o encontro é Quixadá, nesta sexta-feira (02), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Segundo o coordenador da COCRED, Arimatea Gonçalves, “é preciso chamar os trabalhadores rurais para que eles utilizem o crédito rural. Para isso, contamos com a colaboração dos sindicatos rurais para estimular essa participação”.

Serviço

Seminário sobre Crédito Rural em Quixadá. Rua Rodrigues Júnior 1042, Centro, a partir das 9h.

Calendário de encontros nos outros municípios

06/03 – Crato

07/03 – Iguatu

08/03 – Russas

12/03 – Itapipoca

13/03 – Sobral

14/03 – Crateús

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

comuncacao@sda.ce.gov.br