Conferência Estadual de ATER reunirá 200 delegados

5 de março de 2012 - 15:57

Os encontros elegeram as principais propostas a serem debatidas na Conferência Estadual de ATER, que acontece em Fortaleza, nos dias 15 e 16 de março

As conferências territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) reuniram agricultores familiares, sindicatos dos trabalhadores rurais, quilombolas, mulheres e Organizações Não Governamentais (ONGs). Os encontros elegeram as principais propostas a serem debatidas na Conferência Estadual de ATER, que acontece em Fortaleza, nos dias 15 e 16 de março para serem levadas à Conferência Nacional.

Um total de 13 cidades sediaram os debates onde foram eleitos 200 delegados para a Conferência Estadual. Em debate, um conjunto de políticas públicas que mudam as condições socioeconômicas dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O objetivo é fortalecer as políticas de ATER, quantitativa e qualitativamente, e promover um desenvolvimento rural sustentável.

Os participantes propuseram a realização de concurso público para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), chamadas públicas com editais para credenciamento de entidades para oferecer assistência técnica aos agricultores e criação do Programa Estadual de ATER. 

De acordo com a coordenadora do Desenvolvimento Territorial, Graça Duarte, uma média de 1500 delegados participaram dos eventos, tornando os encontros amplos e enriquecendo as discussões. “Todas as conferências tiveram um debate altamente qualificado. Pudemos amadurecer importantes temas sobre o Programa Nacional de ATER”, frisou.

Entre os dias 23 e 26 de abril acontecerá a 1ª Conferência Nacional sobre Ater, em Brasília. Com o lema, Ater para Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural, a conferência nacional irá discutir temas como desenvolvimento rural sustentável, diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades, políticas públicas, gestão, financiamento, demanda e os temas propostos pelas Conferências Estaduais.

Serviço

Conferência Estadual de ATER
Data: 15 e 16 de março
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)
Endereço: Avenida Alberto Craveiro, 2222 – Castelão

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
comunicacao@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA