Russas sedia seminário sobre crédito rural nesta quinta (08)

7 de março de 2012 - 16:52

 

O seminário tem como objetivo estimular os agricultores da Região a apresentarem demandas para que sejam contempladas com as políticas de crédito do Governo Federal

Diversas linhas de crédito estão abertas para os agricultores cearenses através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta quinta-feira (08), elas serão apresentadas durante seminário de Crédito Rural, no município de Russas.

O encontro acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do município, a partir das 9 horas, e vai reunir agricultores familiares, parceiros da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que oferecem crédito para o desenvolvimento da agricultura familiar.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, participará do encontro. Ele destacou a importância dos agricultores conhecerem as políticas de crédito desenvolvidas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. “Além de nós apresentarmos essas políticas de crédito, temos que estimular os agricultores a apresentar demandas para a secretaria. Assim, nós poderemos oferecer também as orientações que eles precisam para desenvolver os seus projetos rurais”, afirmou o secretário.

Segundo Arimatéa Gonçalves, coordenador da Coordenadoria de Crédito Rural e Politicas Afins (Cocred), atualmente existem várias linhas de crédito tanto do PRONAF como do PNCF que contemplam agricultores familiares em diversas linhas de crédito.

“No Ceará, existe uma clientela em potencial, produtores sem terra ou pouca terra que podem ter acesso aos programas e esses seminários visam colocar dentro dessas políticas públicas atores vivos, que atuam junto aos agricultores e podem incluir esses agricultores no processo para que se utilizem das linhas de crédito e se fixem no campo, por meio da construção de sua moradia, infraestrutura produtiva e geração de renda. Aqui estamos mostrando ao mercado que existem essas linhas disponíveis”, pontua.

Ainda haverá seminários em mais quatro municípios para apresentar as políticas de crédito rural da SDA. Os próximos acontecerão em Itapipoca (12.03), Sobral (13.03) e Crateús (14.03). Já aconteceram seminários em Fortaleza, Crato, Quixadá e Iguatu.

Serviço:

Seminário sobre Crédito Rural em Russas

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Rua: Cônego Algostinho, 2298 – Centro

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

comunicacao@sda.ce.gov.br