Conferência estadual de ATER começa nesta quinta (15)

13 de março de 2012 - 19:30

O evento reunirá 200 delegados de todas as regiões do Ceará que realizaram as conferências territoriais. Os debates seguem até sexta-feira (16)

Começa nesta quinta-feira (15), a Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O evento será no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, e reunirá representantes dos órgãos de assistência técnica, agricultores familiares, sindicatos dos trabalhadores rurais, quilombolas, mulheres e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Em pauta estarão os temas encaminhados pelas conferências territoriais, que aconteceram durante todo o primeiro bimestre de 2012 nos 13 territórios cearenses. O debate acontecerá em torno de um conjunto de políticas públicas que mudam as condições socioeconômicas dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Foram eleitos 200 delegados para a Conferência Estadual, que tem como principal objetivo fortalecer as políticas de ATER, quantitativa e qualitativamente, e promover um desenvolvimento rural sustentável.

De acordo com a coordenadora do Desenvolvimento Territorial, Graça Duarte, uma média de 1500 delegados participaram dos eventos, tornando os encontros amplos e enriquecendo as discussões. “Todas as conferências tiveram um debate altamente qualificado. Pudemos amadurecer importantes temas sobre o Programa Nacional de ATER”, frisou. A abertura da conferência contará com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins.

Conferência Nacional

Entre os dias 23 e 26 de abril acontecerá a 1ª Conferência Nacional sobre Ater, em Brasília. Com o lema, Ater para Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural, a conferência nacional irá discutir temas como desenvolvimento rural sustentável, diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades, políticas públicas, gestão, financiamento, demanda e os temas propostos pelas Conferências Estaduais.

A conferência estadual vai eleger os representantes cearenses que participarão das discussões em nível nacional.

Serviço

Conferência Estadual de ATER

Data: 15 e 16 de março

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)

Endereço: Avenida Alberto Craveiro, 2222 – Castelão

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
comunicação@sda.ce.gov.br