Começa capacitação para classificadores de maçã e uva

27 de março de 2012 - 13:57

 

Até o próximo dia 30 de março, serão capacitados 15 engenheiros agrônomos e classificadores da SDA e cinco fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Núcleo de Classificação Vegetal (Nucla), iniciou nesta segunda-feira (26),  Curso para Formação de Classificadores de Maçã, Uva Fina e Uva.

O treinamento segue até sexta-feira (30), e vai capacitar 15 engenheiros agrônomos e classificadores da SDA e cinco fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O curso terá 40 horas de aulas teóricas e práticas, contemplando temas como a Legislação Geral da Classificação, Classificação de Maçã, Uva Fina e Rústica. A professora Ivonete Teixeira, engenheira agrônoma credenciada pelo Mapa é a instrutora. Segundo ela “esses produtos estão entrando na Região Nordeste com muita força. Cada estado precisar ter profissionais habilitados para fazer essa classificação”.

Os profissionais que classificam uvas e maçãs trabalham nos Portos do Pecém e Mucuripe, avaliando se as frutas que chegam ao Ceará estão seguindo os padrões do Mapa. De acordo com a supervisora do Nucla, Maria das Graças Almeida, “foi escolhido este curso devido a perspectiva de aumento da demanda na importação de produtos vegetais padronizados e para melhorar a qualificação de nossos técnicos”, explicou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
comuicacao@sda.ce.gov.br