Parceria vai desenvolver cadeias produtivas no Ceará

29 de março de 2012 - 20:46

 

Técnicos do MDA estiveram reunidos na SDA para definir os programas que serão contemplados pelo Fundo Social do BNDES

Nesta quinta-feira (29), técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) se reuniram para discutir a estratégia de formulação de projetos executivos para fortalecimento das cadeias produtivas que serão contemplados com recursos do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Fundo Social do BNDES apoia projetos de caráter social nas áreas de geração de emprego e renda, desenvolvimento rural e outras vinculadas ao desenvolvimento regional e social. No caso do Ceará, serão incluídos projetos para o desenvolvimento das cadeias produtivas da cajucultura, mandiocultura, apicultura, frutas e hortaliças e caprinocultura leiteira. O BNDES vai investir metade do valor de cada projeto e a outra metade será dividida igualmente entre o MDA e a SDA.

O secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, César Oliveira, destacou que a política do Governo Federal de investimento na agricultura familiar tem o foco nos pequenos produtores. “A miséria e pobreza não serão combatidas somente com os programas sociais. Eles são importantes, mas é necessário que haja investimentos também na inclusão produtiva”, afirmou.

A SDA agora vai discutir internamente com seus técnicos qual a melhor estratégia para elaboração desta proposta e documentação exigida pelo BNDES para a assinatura do contrato. “Aqui no Ceará, nós utilizamos como critério, as cadeias produtivas, respeitando o plano territorial de cada município”, afirmou o secretário Nelson Martins.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br